Análises de Drones

Syma X5HW WiFi FPV – Análise

Recentemente a Syma lançou uma versão melhorada do seu popular drone X5SW, um quadricóptero de brinquedo. O novo modelo se chama X5HW, que é uma evolução do antigo com a diferença de possuir controle de altitude.

Este também é um modelo esportivo e apresenta um esquema de cores interessantes, branco com detalhes em verde limão e azul pastel com preto.

Deixando de lados as pequenas diferenças, o X5HW é muito semelhante ao X5SW, pois manteve o mesmo corpo do drone em formato de X e o trem de pouso.

O X5HW é parte de todo um projeto de substituição da Syma em torno da linha de quadricópteros de brinquedo, são quatro modelos que irão repor a linha X5. Os outros modelos da nova linha X5 são: X54HW, X54HC e X5HC.

s2

Especificações
Dimensão: 330 x 330 x 110mm (com os protetores de hélice)
Peso: 127g (com bateria, câmera e propulsores)
Tempo de voo: 8 a 10 minutos
Resolução da câmera: 0.3MP (foto) e 640 x 480 (vídeo)
Bateria: 3.7V 500mAh Li Po
Tempo de recarga (bateria): 120 minutos
Distância de controle: aproximadamente 50 – 100m
Bateria do transmissor: 4 pilhas 1.5V AA (não inclusas)

O que mudou?

Diferente dos X54HW e X54HC que inovaram no design comparado às versões antigas dos antigos modelos X5, o X5HW parece mais uma repaginada do X5SW. As características que mudaram foram os protetores de hélices com plástico mais fino, novos propulsores e um novo esquema de cor.

x5hw

Além da aparência, o drone apresenta um novo conector de bateria que foi registrado pela empresa. Isso pareceu uma jogada da Syma para monopolizar a venda de bateria para os modelos X5 mais recentes.

Os antigos modelos X5 usavam os conectores convencionais molex de dois pinos, que proporcionava grande compatibilidade com uma variedade de pilhas e baterias. Já os novos modelos X5 apresentam conectores que se assemelham com os modelos tipo JST com ranhuras.

Esta abordagem pode não soar muito bem com os consumidores que querem continuar as baterias que já possuem nos novos modelos X5.

Como mencionado anteriormente, uma grande característica que foi adicionada no X5HW é  controle de altitude, que tem se tornado um característica-chave para todos os drones “de brinquedos” abaixo de 100 dólares.

Esta é sem dúvidas a razão pela qual os clientes irão preferir o X5HW em vez do X5SW.

Controle Remoto

O controle de altitudes torna o voo muito mais fácil, para isso o drone inclui um barômetro que é usado para manter o controle na pressão do ar.

O X5HW mantém a leitura da pressão de ar consistente para que ocorram ajustes nos propulsores a fim de compensar as variações de altitude.

Para o piloto manter o X5HW pairando no ar de maneira mais firme é muito simples, basta ajustar o manche de aceleração em 50% e deixar que o barômetro trabalhe por você. Para facilitar o trabalho do piloto, o manche do acelerador está configurado para automaticamente se estabilizar em 50%, que é o nível necessário para o drone pairar no ar.

Para movimentar o X5HW para cima ou para baixo basta acelerar ou desacelerar utilizando o manche.

x5hw-controle

O X5HW também tem novos protocolos para armar ou desarmar o motor. Para armar o motor, um simples empurrão no manche de aceleração por cerca de um segundo já faz os motores começarem a girar devagar, se o manche de aceleração ultrapassar de 50% de aceleração o X5HW irá levantar voo.

Para desarmar os motores depois de aterrisar, pressione para baixo o manche de aceleração por 1 ou 2 segundos. Existe também uma maneira de parar imediatamente os motores, pressionando os dois manches para baixo e depois na direção um para o outro.

Tome cuidado para não fazer isso enquanto o X5HW estiver no ar, senão os motores irão parar e o drone pode colidir.

Desempenho de voo

O X5SW apesar de apresentar boas condições de voo, foi notório que não é capaz de voar em condições de ventos mais fortes.

Este problema ficou conhecido como o ‘bug de vento’ do X5SW entre os entendidos de drones e isso acontecia em várias intensidades de ventos.

Nestas situações o X5SW irá inclinar para frente e ficará inabilitado para voar, apesar do esforço do piloto para controlar o drone. No modelo novo (X5HW) este problema foi corrigido e o drone não tem problemas para voar em ventos de intensidade leve a moderada.

x5hw-drone

Com a adição da estabilização de voo, o X5HW aparece com grande vantagem sobre o X5SW, porém apresenta um voo mais suave e mais previsível em ambas velocidades de voo. Ou seja, o X5HW é mais lento e menos agressivo que seu antecessor.

Isto não influencia na avaliação do drone, uma vez que a maioria dos usuários deste drone são iniciantes na área e pessoas que apenas querem fazer vídeos e fotos aéreas a um preço mais acessível.

Se você quiser utilizar o X5HW de maneira mais esportiva ou agressiva é só remover a câmera, o trem de pouso e a proteção das hélices que o drone ficará mais leve e mais rápido, no entanto não tão rápido quanto o X5SW.

Este drone também apresenta algumas manobras “automáticas”, o que é bem peculiar. Antes do X5HW praticar uma manobra, ele irá subir suavemente no ar antes de fazer do movimento.

Assim como outros drones de brinquedo que apresentam controle de atitude, o X5HW irá suavemente perder altitude (cerca de 30 centímetros) após de executar manobra, para compensar a perda de altitude. Essa lógica apresentada pelo fabricante funciona apenas em locais fechados ou em condições de ambientes calmos.

Quando manobrado em locais a céu aberto, mesmo em situações com ventos leves, a situação é pior – o X5HW irá mergulhar cerca de 3 metros para se estabilizar no ar. O cenário somente melhora se retirar a câmera do sistema.

Este fenômeno acontece devido a uma confusão no sistema de controle do drone, que percebe na leitura de altitude do barômetro uma subida repentina na altitude e tenta compensar esse fenômeno reduzindo a altitude, causando uma queda no drone.

Toda essa manobra demora certo tempo até que o sistema de controle perceba a queda na altitude e gera propulsão novamente no sistema, por isso que o quadricóptero apresenta algumas quedas bruscas de altitude.

As manobras são desajeitadas se a câmera e os protetores das hélices estiverem anexados, devido ao peso. Isso faz com que o drone precise de um grande espaço para executar alguma manobra, tanto que se tentar uma manobra próximo do chão ou do teto o drone pode colidir.

O X5HW não está sozinho se tratando dessas quedas para recuperar altitude, o mesmo problema afeta outros drones de brinquedos como o recém-lançado JXD 510G.

Apesar dessa característica o X5HW ainda é um quadricóptero de brinquedo muito bom em termos de desempenho de voo. É estável, suave e possui precisão no ar que vai ganhar muitos fãs.

Seu controle de altitude aparenta ser um dos melhores em um drone de brinquedo. O X5HW impressionou na sua habilidade de se manter estável no ar, especialmente em condições tranquilas de voo.

Câmera FPV

O X5HW aparenta usar a mesma câmera do seu antecessor, no exterior nada mudou e a resolução da câmera se manteve em 0.3MP WiFi FPV. Para visualizar o vídeo em FPV (First Person View – Visão em Primeira Pessoa, em tradução livre) é necessário instalar o aplicativo no seu smartphone e conectar à mesma conexão WiFi do drone.

Seu smartphone também pode ser utilizado para gravar vídeos e fotos pela câmera do drone.

camera-drone-syma

A câmera tem um transmissor FPV WiFi embutido que tem um alcance de 50 a 100 metros. O alcance depende da distância em linha reta e da obstrução no caminho. Por ser um drone de brinquedo a os gráficos da câmera do X5HW não podem ser comparáveis a uma câmera de melhor qualidade.

A câmera é boa suficiente para visualizar prédios mais altos ou analisar seu telhado, por exemplo.

Uma ausência notável nos novos modelos da Syma, X5 e X8, foi o tipo de transmissão 5.8GHz FPV que é bem superior ao WiFi FPV. A transmissão em 5.8GHz FPV não sofre tanta latência e deixa a transmissão mais suave.

Ainda sobre a latência, o X5HW não deve voar utilizando somente no FPV, pois isso pode gerar acidentes, uma vez que a transmissão para o smartphone atrasa cerca de 1 a 3 segundos.

Outras empresas no mercado, JDX e MJX, estão incluindo o modelo 5.8GHz FPV nos seus drones de brinquedos este ano, enquanto a Syma ainda está um passo atrás. Isso não faz sentido e pode diminuir a fatia do mercado para essa empresa.

Conclusão

Com o novo X5HW a Syma melhorou um dos seus drones de brinquedos mais vendidos, com o controle de altitude e outras melhorias menores aqui e acolá.

O X5HW é basicamente o X5SW com controle de altitude, novo esquema de cores e proteção de hélices mais leves.

A empresa também focou nos consumidores novos no mundo dos drones, dando um desempenho de voo mais suave e menos agressivo. Certamente o X5HW foi desenvolvido para iniciantes que querem fazer fotos e vídeos sem gastar muito.

Ele pode não bater o X5SW em uma corrida, mas é bem mais fácil de pilotar.

Uma característica que caiu muito bem no X5HW foi o controle de voo. Este drone é capaz de manter a altitude precisamente entre 30 a 60 centímetros em ambientes calmos e não apresenta grandes erros no controle da altitude, como subidas ou descidas, que outros quadricópteros de brinquedos apresentam.

Outra questão importante que a Syma resolveu foi a falha de vento (wind bug) que o X5SW apresentava, que os fãs da Syma esperavam que fosse corrigida.

syma-x5hw-drone

Pelo lado negativo, o X5HW apresenta conectores de baterias próprios, o que pode ser um problema se você quiser utilizar as baterias convencionais.

Além disso, o drone apresentou-se meio desajeitado para realizar acrobacias no ar, especialmente se estiver pesado (com todos os adicionais – câmera, trem de pouso e protetores das hélices) ou em ambientes externos.

Apesar desses pequenos problemas o X5HW é um bom drone de brinquedo. Ele é muito estável e preciso no ar, se comparado ao seu antecessor.

Graças a redução do poder de voo e a implementação do controle de altitude, com certeza o X5HW será pelo menos tão popular quanto o X5SW, embora enfrente uma competição mais acirrada dos seus rivais que apresentam a transmissão em 5.8G FPV.

Syma X5HW
8.4 Nota Final
Preço9.5
Aparência9
Qualidade8
Tempo de Voo7
Conferir o Syma X5HW na GearBest
  • Rodrigo D’Almeida Ferreira

    Por acaso, saberiam dizer qual a diferença entre o X8HW vs X5HW? Qual é melhor? Ainda não sou avançado, mas já tenho um X5C e queria experimentar algum com FPV. Alguma outra opção melhor? (não queria pular para os maioires)

  • Henrique Dias

    Boa tarde, meu drone (mesmo modelo da resenha), creio que está descalibrado, vocês sabem como realizar a calibragem do mesmo?