Guias de Compra

Phantom 4 vs Mavic Pro – Qual drone é melhor?

Com o recente lançamento do DJI Mavic Pro e Phantom 4 Pro, tem havido muita confusão e dúvidas sobre os dois drones. Será que o Mavic é tão bom quanto o Phantom 4 Pro?  Talvez até melhor?

E caso o Mavic seja o melhor drone, por que alguém iria querer comprar o Phantom 4 que custa $200 mais? Neste artigo vamos analisar as diferenças entre esses drones e ver se conseguimos chegar a uma resposta.

Phantom 4 vs Mavic Pro – Qual câmera é melhor?

Na teoria não há grandes diferenças entre o Phantom 4 e o Mavic Pro em relação a qualidade das imagens, uma vez que ambos apresentam um estabilizador em 3 eixos.

O Phantom grava vídeos 4K em 30 fps e 1080p HD em 120 fps, já o Mavic Pro grava vídeos 4K em 30 fps e 1080 HD em 96 fps; uma pequena queda no fps se comparado ao Phantom.

Phantom 4

Existem dois vídeos que você pode assistir para ter uma ideia do que esperar do Mavic Pro. O primeiro vídeo vem com uma breve explicação sobre os procedimentos realizados. Neste vídeo, o Youtuber e editor de vídeos Casey Neistat analisou o Mavic Pro e o comparou com o Phantom 4 em relação as filmagens.

Apesar de toda empolgação com o Mavic Pro diante da facilidade de utilização e de suas características, Neistat afirmou que o novo modelo da DJI apresenta um vídeo 4K com qualidade levemente inferior devido à deficiência em focar.

Mais tarde Neistat admitiu que a razão pela qualidade inferior da imagem ocorreu porque ele mesmo não calibrou corretamente a câmera, que apresentou melhoras significativas depois de alguns ajustes.

Câmera do DJI Mavic Pro

Ainda que o vídeo abaixo não represente a qualidade da câmera do Mavic de maneira mais justa, cabe destacar que Neistat fez um bom trabalho descrevendo o Mavic Pro e o Phantom 4 de maneira mais simplificada para os consumidores.

Assim, mesmo não tendo configurado direito a imagem, Neistat disse que vale a pena comprá-lo por conta de todos os outros aspectos positivos do drone.

Para uma melhor visualização da qualidade da imagem, você deve assistir o vídeo abaixo. É do fotógrafo Michal Shainblum, que também avaliou o Mavic Pro.

A filmagem dele mostra que a qualidade da câmera 4K do Mavic é excelente. Tanto a cor quando a dinâmica do alcance utilizada pareceu ser de ótima qualidade para nós.

Phantom 4 vs Mavic Pro – Poder e tempo de bateria

Analisando o quesito de poder e tempo de bateria, novamente há uma indecisão entre o Phantom 4 e o Mavic Pro. Ambos apresentam tempo total de voo de 28 minutos. Entretanto, no modo ‘Sport” o Phantom 4 chega a 70 Km/h, que é 6 Km/h a mais que o Mavic Pro.

Além disso, o Phantom 4 é um pouco mais volumoso, então espera-se que ele lide melhor com ventos mais intensos que o Mavic Pro.
O Mavic Pro ganha em relação ao alcance: chega a 7,5 Km contra 5 Km do Phantom 4.

DJI Mavic Pro

A DJI afirma que o Mavic Pro vem com as mesmas tecnologias do Phantom 4, e mais. Dentre os recursos do Mavic estão incluídas a tecnologia de evitar obstáculos a frente, rastreamento ativo e sensores na região inferior do drone.

O Mavic aparecer ser o modelo mais versátil dos dois. Ele tem uma série de modos que oferecem técnicas mais aguçadas para os fotógrafos. O modo ‘tripé’, por exemplo, diminui a velocidade máxima para 3,5 Km/h, dando maior precisão para posicionar o drone e facilitando a filmagens em ambientes fechados ou com obstáculos.

Ambos os drones apresentam um modo “Esporte”, que atinge as maiores velocidades e deixam o controle mais sensível. Como o Mavic é compatível com tecnologia de óculos em primeira pessoa (FPV), a experiência fica mais imersiva.

O Mavic Pro tem uma clara vantagem quando o assunto é portabilidade. O Phantom 4 é bem grande, ele precisa de uma mochila própria para viagem e as hélices precisam ser destacadas. O Mavic Pro apresenta um design dobrável com um menor volume para transporte, chegando a caber no bolso. As hélices são dobráveis juntamente com o corpo, gerando menos preocupação.

Finalmente, vamos para a comparação entre os controles. O controle do Phantom 4 é volumoso, comparável ao tamanho do corpo do Mavic, e não é muito ergonômico. Já o Mavic apresenta um controle bem menor e fácil de usar, como indicado na figura abaixo.

O Mavic se dobra, facilitando o transporte. À esquerda, o controle remote do drone.

Phantom 4 vs Mavic Pro – Preço

Depois de toda essa comparação, você provavelmente deve estar pensando que o Mavic Pro é um dos drones mais caros do mercado. Mas não é o caso. O modelo mais básico (sem o controle remoto) sai por $750 e o modelo completo sai por $999. Já o Phantom 4 sai por $1.199, ou seja, 200 dólares mais caro que o Mavic.

Talvez nós estejamos deixando passar algum detalhe, mas tudo indica que não faz sentido pagar mais pelo Phantom 4, que parece ter sido ultrapassado por outro drone com valor menor. Claro que a DJI não pode abaixar o preço do Phantom 4, seria equivalente ao afirmar que o modelo lançado em 2016 se tornou obsoleto com apenas 7 meses de lançamento.

Talvez a tecnologia nesse período evoluiu muito rápido, ou pode ser que a DJI ganhou concorrentes de peso como a GoPro e teve que mudar a estratégia para que a concorrente renomada não cresça.

No final o veredito é que, pela tecnologia e o preço apresentado, comparado ao preço do concorrentes, o Mavic Pro é uma ótima compra.

Conferir o DJI Mavic na GearBest Conferir o DJI Phantom 4 na GearBest
  • Heber

    Muito bom seu artigo!
    Procurava por essa comparação faz tempo.
    Eu acabei de criar uma loja de drones, compro no Ali ou no Gearbest dependendo do modelo.
    Gostaria de saber onde comprar drones como Mavic ou Phantom, barato, e se é certo que vão ser taxados, mesmo se o valor declarado for inferior a 50 dólares.
    Mais uma vez, parabéns pelo artigo, ganhou um leitor assíduo!

    • DackSavo

      Olá Heber, os Phantom você encontra na Gearbest. É quase certo que vão ser taxados, pois são drones grandes. Para achar fornecedores nacionais procure no site oficial da DJI.

      • Heber

        0brigado pela resposta, é uma pena mesmo