Drones DJI

Phantom 4 Pro: tudo o que você queria saber

Agora que a poeira do lançamento já baixou, nós achamos que é uma boa hora para analisar o novo Phantom 4 Pro. Se você está indeciso sobre comprá-lo, provavelmente esse post o ajudará a se decidir.

À primeira vista é fácil dizer que o novo Phantom 4 Pro é apenas um Phantom 4 com alguns extras, mas será que é só isso mesmo?

Qual seria a justificativa para o novo Phantom 4 Pro custar 500 dólares a mais que o Phantom 4 original e o Mavic Pro? Que tipos de novos recursos ele tem que o deixam a frente nesta competição interna?

Vamos olhar mais de perto.

O drone mais inteligente e poderoso em sua categoria?

A DJI foi bem longe com o Phantom 4 Pro. Considerando que o Phantom 4 foi lançado em março/abril de 2016 (o tempo voa na indústria dos drones, não é mesmo?) este é um super upgrade.

Primeiramente, o DJI Phantom 4 Pro tem uma bateria de alta performance que oferece ao piloto 30 minutos de tempo de voo.

Pode voar a até 50 km/h com modo de evitar obstáculos ativo, e pilotos corajosos podem atingir 72 km/h de velocidade máxima no modo esportivo.

Grandes melhoras em relação ao Phantom 4.

Quando o Phantom 4 original foi lançado, foi rapidamente reconhecido como o drone mais inteligente no mercado, mas o Phantom 4 Pro deu um passo a mais.

Ao invés de usar uma tecnologia de evitar obstáculos frontais, o novo sistema “Flight Autonomy” do Phantom 4 usa três conjuntos de sensores projetando um mapa 3D de obstáculos na frente e abaixo do drone.

Também possui um sistema de sensores infravermelho nos lados direito e esquerdo. Tudo isso para que o drone evite obstáculos em quatro diferentes direções.

O mesmo sistema pode também ser utilizado para navegação autônoma e planos de rota enquanto evita obstáculos em complexos ambientes 3D.

O Phantom 4 Pro também vem com vários modos de voo autônomo, incluindo a última tecnologia “ActiveTrack” e “Trace mode” da DJI, permitindo que o drone siga um objetivo enquanto evita obstáculos automaticamente.

Qualidade de câmera – O Phantom 4 Pro acaba com a concorrência?

Parece que sim. A câmera do Phantom 4 Pro provavelmente será a queridinha entre fotógrafos profissionais.

Ela tem um sensor de 20 megapixels por polegada, 12 paradas com intervalos dinâmicos, melhor performance em baixa luz, e uma abertura dinâmica que elimina distorções em cenas de movimento rápido.

É também capaz de capturar vídeos 4K em slow-motion, em até 60 fps com bitrate de 100 Mbps. Além disso, o Phantom 4 Pro possui um vídeo compressor acoplado, o que faz uma grande diferença no tamanho do arquivo final.

DJI Phantom 4 Pro – Os extras

Há sempre algumas coisas para serem observadas quando um grande lançamento acontece. Aqui estão algumas características do Phantom 4 Pro que talvez você não conheça ainda:

• Controle por gestos

O Phantom4 Pro vem com um nível básico de controles por gestos para capturar selfies. Existem dois tipos de gestos que a DJI diz que podem ser respondidos.

O primeiro é levantar os braços, o que o drone utiliza para reconhecer sua localização e seguir seus movimentos, e, o segundo seria “estender seus braços para frente”, o que talvez requeira um pouco de prática, mas ativa a contagem de três segundos para tirar a foto, tempo o suficiente para fazer uma pose.

O Phantom 4 apresenta um sistema de controle por gestos.

• Um novo controle remoto

É justo dizer que o controle original do Phantom 4 não era fácil de carregar e de ser manejado como gostaríamos. O Phantom 4 Pro vem com uma versão bem mais compacta, com alta iluminação no display e que oferece uma visão em HD da câmera junto com os dados de telemetria.

De maneira inteligente, o drone também escolhe automaticamente entre 2.4GHz e 5.8GHz para obter um sinal mais claro em área com grande interferência de sinal de rádio. O novo controle possui um GPS, bússola, entrada para cartão Micro-SD e HDMI.

• Retorno para casa

Muitos dos últimos drones possuem uma função para que o drone volte ao ponto inicial de decolagem, mas este último modelo da DJI leva isso para outro nível. O Phantom 4 Pro pode “ lembrar-se” da rota feita para atingir o atual destino, determinar as melhores condições de voo e escolher a melhor rota de volta para o ponto de partida.

Para acrescentar, ainda lembra-se de possíveis obstáculos encontrados em seu caminho e os evita na viagem de volta. Incrível!

Assim como Mavic Pro, o Phantom 4 Pro da DJI possui sensores e câmeras que gravam o ponto de partida com detalhamento máximo, pousando o mais precisamente possível no mesmo ponto de partida.

Quanto custa o Phantom 4 Pro?

Bastante. Se você escolher o modelo padrão sai por $1.499 (nos EUA). Já se você se interessar pelo controle remoto com tela o preço sobe para $ 1.799.

É um preço muito salgado para você? Considere o Mavic Pro ou o Phantom 4 no lugar. Ambos estão atualmente no mercado por menos de mil dólares (nos EUA) e oferecem câmeras de qualidade que são mais do que suficientes para a maioria dos pilotos.

Conferir o DJI Phantom 4 Pro na GearBest
  • Ricardo

    Sem dúvida é um avanço na tecnologia dos Drones o Phantom 4 Pro, quanto aos sensores de obstáculos.
    Porém, uma leitura atenta no manual diz que quanto aos obstáculos, objetos pequenos, como galhos de árvores, piso brilhante de uma cor, telas, espelhos e vidros de janelas, não funciona, podendo causar acidentes graves com até a perda total do equipamento.
    Quanto a nova câmera é um avanço com 20 mega pixels e o controle dela ser motora.
    Agora preço é elevado inviabilizando a sua compra.

  • Weverton Lima

    Boa noite galera, recentemente me interessei por drones e estou a procura de um modelo para iniciante, pesquisei alguns modelos em lojas chinesas e já tenho alguns em mente, mas gostaria da opinião dos senhores que já são experientes, qual modelo recomendam até 60 dólares?
    Outra dúvida que tenho é em relação a taxa de importação, existe uma média no valor dessa taxa? Ou sempre os drones são taxados com 60%? Por ultimo existe alguma dica para fugir dessa taxa na hora de importar o drone? Desde já agradeço a todos e ao Drone Central pelo excelente trabalho.

  • Vitor Souza

    Mercado de drone já esta que nem os de smartfones todo mês lançam um novo modelo.

  • aaa jeee

    Com o drone pHanthom 4 pro, é possível gerar o plano de voo automatico, e executa-lo sem internet ?

    • Santiago Rocha

      Sim, somente o advanced não o faz

  • Ailton

    Bom dia, alguem poderia me ajudar se tem como configurar o Dji go 4 para salvar as fotos tiradas com o phantom 4 pro, uma vez que os videos eu tenho no cartao sd do drone e tambem no celular, salvos online, mas as fotos nao sei como fazer para salvar online, somente com download apos pouso do mesmo. Ocorre que entre um voo e outro, perdi o cartao sd, nao sei se foi ao manusear o mesmo ou o que pode ter ocorrido, perdi as fotos tiradas ,só nao perdi os videos porque salva tambem no celular. Se alguem puder me ajudar agradeço.

    • Anderson Moreno

      Olá, tenho uma duvida, os seus videos que gravaram no celular como vc passou pro seu computador? Os meus sempre ficam corrompidos e acabo não conseguindo utilizar. Estão com a mesma qualidade que os do cartão de memoria? Me responda por favor, pois estou penando pra resolver esse problema, o cartãi acabou no meio do trabalho e utilizei o celular pra ultima cena, que foi a melhor. porém só tenho no celular e ja bati cabeça pra conseguir passar pro computador e conseguir usar.

  • Karine Wanser

    Consigo acessar as fotos pelo celular durante o vôo ?