Guias de Compra

Onde comprar Drones na China

Comprar na China já é uma febre no Brasil faz algum tempo, e por isso fizemos este guia onde você poderá encontrar lojas chinesas e dicas para comprar online de forma segura e barata!

Por que comprar seu drone/quadricóptero na China?

Pois existem modelos que não estão à  venda no Brasil e também porque, mesmo depois de pagar os impostos, o preço sai mais barato do que comprar aqui na maioria das vezes.

Existe uma grande variedade de lojas chinesas, mas vamos colocar aqui as que recomendamos por serem confiáveis e já conhecidas pela maioria dos brasileiros:

banggood  deal-extreme

Banggood: Uma das lojas mais antigas, criada em 2004. Originalmente focava em vender software, e acabou evoluindo para um e-commerce gigante que vende quase tudo. É bastante usada pela comunidade de multirotores por sua grande variedade de drones e peças. Assistindo aos vídeos de montagem/unboxing de drones no youtube podemos notar que a maioria indica o Banggood quando se trata de comprar da China.

Gearbest: Outra loja chinesa famosa no ramo de drones e tecnologia. Também é bastante recomenda pela comunidade de multirotores, principalmente porque podemos encontrar produtos que não estão à venda na Banggood.

DealExtreme: Também é uma loja antiga e confiável. Geralmente não é a escolha da maioria quando o assunto é drone, mas sim quando se procura gadgets em geral.

comprar-na-china

Exemplo de preço Banggood vs Mercado Livre

Forma de pagamento

O método primário de pagamento nesses sites geralmente é o cartão de crédito internacional ou PayPal. Mas como os brasileiros são uma clientela importante para os chineses, a maioria deles passou a aceitar boleto também.

Prazo de Entrega

A Receita Federal demora a liberar os pacotes. Comprando pelo frete mais simples (China Post/Parcel) geralmente o produto chega aqui em até 1mês, mas fica empacado na alfândega. Já recebemos compras em 15 dias e algumas (raras) levaram 3 meses. Mas na média a maioria das suas compras vai ser entregue em até 45 dias. Mesmo levando mais tempo, o China Post/Parcel é o frete que você deve escolher, por 2 motivos:

  1. O frete é grátis ou pelo menos mais barato que os outros em pacotes de até 2Kg. Isso acontece pois o governo Chinês incentiva as pequenas e médias empresas que fazem exportação.
  2. Esse tipo de envio é o que tem mais chance de passar sem ser tributado. Se você pagar o frete EMS, DHL ou Fedex (bem mais caros), por exemplo, sua compra vai chegar em menos de 2 semanas, mas a chance de ser taxado é de 99,9%. Porém, se você estiver com pressa, pode ser uma boa opção.

 Impostos

  • Imposto de Importação (60% sobre o valor do produto + frete)
  • ICMS (0 a 18%, depende do Estado)
  • IOF (6,38% no cartão ou 0,38% no boleto)
  • Taxa dos Correios (R$12, mas deve cair em breve)

Se a sua encomenda for taxada, você vai receber uma notificação com o valor do tributo e a agência do correio para retirar sua compra. Compras abaixo de $50 e enviadas por pessoa física são isentas de tributação. Ou seja, o normal é você ser tributado, pois quem está te enviando o drone é uma empresa, e a exceção é o seu drone passar direto. A Receita pode tributar qualquer mercadoria de qualquer valor, se achar aque o produto é fruto de uma operação comercial.

Você pode requerer  revisão do Imposto de Importação, preenchendo um formulário na agência de Correios, se desejar.

De tanto vender para os brasileiros, os chineses já enviam como “gift” e declaram um valor abaixo do que foi pago (geralmente menos de $50) sem você pedir. Mas isso não é garantia de que não vai ser taxado. É fato que os drones pequenos têm mais chance de passar, como o CX-10.

Essas são as dicas básicas para importar seu drone da China, se você tem dúvidas poste nos comentários abaixo!