Dicas

O que é um Drone ?

Drones são um dos itens mais populares do ano. Você pode vê-los no noticiário praticamente todo dia, no desenho animado South Park, mas o mais importante, você tem visto um monte de fotos e vídeos impressionantes capturados por drones na Internet. Os Drones tem despertado a criatividade das pessoas ao redor do mundo, tornando a fotografia e videografia aérea mais rentável do que nunca. E se você estiver lendo isso, há uma boa chance de você entrar nessa onda também.

south-park drone

Tipos de Drones

“Drones? Aquelas máquinas de guerra que são usadas no Iraque?” Não exatamente. Um ponto sensível na comunidade de VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) é o fato dos Drones comerciais e de hobby herdarem a reputação de sua vertente militar na maioria das vezes. Então essa é a primeira distinção que devemos fazer: Drones Comerciais vs. Drones Militares.

Este é  o drone americano Predator:

drone-americano-predator

Em comparação, este é o DJI Phantom 2 Vision +, um dos mais populares e reconhecidos drones para o consumidor:

DJI Phantom 2 Vision+

Estas são classes bem diferentes de “aves”. Uma delas é uma águia, a outra é um beija-flor. Eles são diferentes não apenas no tamanho, mas também no modo de voar: o predador tem um design mais tradicional e voa como um avião. O Phantom 2 Vision +, por outro lado, é um quadricóptero capaz de pairar num só lugar (como um helicóptero). Agora que nós conhecemos o básico dos drones comerciais, vamos olhar para as suas diferentes classes.

Econômico

Ótimo para o aprendizado de habilidades básicas de pilotagem. Eles não são tão fáceis de voar como os seus irmãos mais caros, mas se você consegue voar um desses, está bem encaminhado para voar com os maiores. Vão desde micro-drones como o CX-10 e Hubsan X4 até o popular Syma X5C. Abaixo o Hubsan X4:

hubsan-x4-led-mini-quad-copter-rtf10375

Nível médio

Esta é a categoria mais popular do drones no momento, com modelos incluindo o Phantom 2 Vision + , DJI Inspire 1, 3DR Solo e os drones Parrot AR. A maioria dos drones desta classe já vem com câmera, mas utilizar um gimbal Zenmuse 3 eixos mais uma GoPro HERO 3/4 é uma ótima opção também. A distinção importante que fazemos entre o nível médio e profissional de drones é que os drones de nível médio não conseguem levar uma câmera que é considerada “profissional”, pois estas são muito pesadas. Abaixo o 3DR Solo:

3dr-solo

Profissional

Se você é novato no mundo dos drones, você não vai querer começar com um desses. Estamos falando de DJI S900s e S1000s – octocópteros capazes de carregar 13 KG (13 vezes mais que o Phantom!) e podem transportar Mark IIIs, D810S, e câmeras cinematográficas. Drones de nível profissional geralmente têm “braços” retráteis para usar uma visão 360 graus de verdade. E nesse nível avançado de voo, você provavelmente vai precisar de duas pessoas: uma para voar e uma para controlar a câmera. Abaixo o DJI S1000:

octocoptero Estes são os tipos de drones utilizados pelo National Geographic e para comerciais de carro. O S1000 sozinho custa mais de US $ 4k, e geralmente voa com equipamentos de câmera no valor entre $ 10-100k. Definitivamente não é para o piloto novato ou fracos de coração.

Hobby

Esta é uma classe rara, mas é difícil pensar onde os drones estariam hoje sem os hobbystas. A DJI faz uma série de kits populares (Flamewheel), mas muitos hackers preferem começar com um ArduPilot (Um framework para o Arduino) e construí-lo do zero com componentes personalizados. Aqui está um exemplo de um tricóptero construído em casa:

drone-hobby-tricoptero

Resumo

Drones são um passatempo divertido ou uma ferramenta séria em seu arsenal de produção de vídeo. Com base em suas necessidades e experiência, você pode encontrar um drone por menos de R$300 ou mais de R$3.000 ou alugar um por uma fração do preço. Lembre-se, a segurança deve ser sempre sua preocupação número um.