Dicas

O que é o Modo Headless em um drone e pra que serve?

Ultimamente, temos presenciado vários lançamentos de multirotores e outros drones com o modo Headless, também conhecido como CF (Care Free) e “sem cabeça”. O consenso geral é de que o modo sem cabeça torna o drone mais fácil de voar e controlar, mas ainda há um grande número de usuários que ainda não sabem pra que ele serve.

O que é o Modo Headless?

Antes de começarmos a explicar o que é o modo sem cabeça, vamos primeiro falar sobre como um drone ou aparelho de controle remoto funciona de forma bem resumida.

Qualquer um que tenha pilotado um drone (ou mesmo carrinho de controle remoto) já teve essa experiência: você quer mandar seu drone para a esquerda, mas ele vai para a direita.

drone-headless-mode

Exemplo de drone com Hedless Mode

Por quê?

Como qualquer veículo, o drone tem uma parte frontal e uma traseira.

Quando você está olhando para a traseira do seu drone, o controle remoto e a  frente do drone estão apontando na mesma direção.

Quando você puxa a alavanca para a esquerda, seu drone vai para a esquerda.

O problema surge quando a frente do drone está voltada para você; o controle e a frente do drone apontam em direções opostas.

Assim, quando você puxar o manche para a esquerda, seu drone vai para a direita.

Como o design do drone é simétrico fica difícil de distinguir qual é a frente e qual é a traseira. Para resolver este problema, muitos fabricantes de drones enviam seus drones com hélices de cores diferentes; Por exemplo, hélices azuis na parte dianteira e vermelhas na parte traseira.

No entanto, uma vez que o drone fica a uma certa distância, é praticamente impossível distinguir entre as cores, o que novamente causa o problema de orientação. Alguns fabricantes colocam LEDs de cores diferentes nos drones que realmente ajudam, porém estas luzes são bastante ineficazes à luz do dia, na maioria das vezes.

O Modo Headless é basicamente uma função que permite que o piloto pare de se preocupar com a orientação do drone completamente.

Como funciona o modo Headless?

O funcionamento do modo sem cabeça é bastante simples. O único pré-requisito é que antes de decolar, você é obrigado a posicionar o drone de tal forma que a frente dele seja a sua frente também.

Quando você decolar com o drone apontando para a frente, algoritmos dentro do micro-controlador do drone vão assegurar que qualquer mudança direcional seja compensada. Em outras palavras, mesmo quando você gira seu drone 90 graus para a esquerda, ele ainda vai avançar pra frente quando você apertar o stick para a frente (em um drone sem o modo headless, isso faria o drone ir à esquerda).

jrc h20 drone

JJRC H20 Nano Hexacopter: também com modo Headless

Devo comprar um Drone Com o Modo Headless?

O modo headless pode ser uma boa função para quem nunca pilotou um drone antes, ou para quem pretende voar pouco e não tem tempo para treinar no modo convencional, ou simplesmente para que não conseguiu se adaptar ao modo “normal”.

Se você está usando seu drone com o objetivo de filmar algo, o modo headless pode ser muito útil. Você não tem que se preocupar com a orientação e você pode mudar a direção do seu drone como quiser para fazer um bom vídeo.

Agora, se você pretende virar um Mestre dos drones, você precisa praticar com seu drone no modo ‘regular’. Isso por que nem todos os drones vão vir com o modo headless, além de que o modo normal permite o controle absoluto do drone, independente da posição do controle remoto.

Mas se você está pensando apenas em fazer um teste (e realmente verificar se esse passatempo combina com você), o modo sem cabeça lhe permite uma entrada suave no mundo de drones.

Conferir o Eachine H8 no Banggood Conferir o JJRC-H20 no Banggood