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Marketing e sua empresa de Drones: como encontrar novos clientes?

Começar um novo negócio não é fácil: do marketing à contabilidade, a contratação de empregados, o investimento em software, a criação de sistemas, há tanta coisa para se pensar. E a maioria nem está relacionada com a razão de você ter decidido criar um negócio em primeiro lugar.

Mas quais são as dificuldades específicas de criar uma empresa no ramo de drones? Em uma palestra sobre negócios de drones nos EUA, foi feita uma pesquisa entre os participantes sobre seus maiores desafios de negócios.

Adivinha qual foi a maior dificuldade? Regulamentação de voo. O que não é surpresa em uma nova indústria cujas regras mudam rapidamente.

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Gráfico da pesquisa feita em palestra sobre negócios de drones

Mas o marketing ficou em segundo lugar, com mais de um terço dos empresários identificando-o como seu maior desafio negócios.

As maiores dúvidas geralmente são “Como faço o marketing para meu negócio de drones?” e “Como faço para encontrar novos clientes”?

Confira as seguintes dicas que podem te ajudar a solucionar esse problema:

Passo 1: Identificar o seu cliente

Quem é o seu cliente? Se você é especialista em inspeção aérea, isso facilita bastante as coisas. No entanto, se você é um piloto de drone que “topa tudo”, a resposta para essa pergunta pode ser ampla demais. Tentar ser tudo para todos ao mesmo tempo é uma receita para o fracasso (porque é impossível).

Então, pense sobre seus pontos fortes, suas fraquezas, seus interesses, a área onde você vive e a demanda pra seu serviço.

Se você está próximo de bairros nobres por exemplo, você pode encontrar um mercado para a videografia aérea de imóveis de luxo. Nesse caso, seus clientes provavelmente serão corretores de imóveis e imobiliárias de alto nível. Se você mora em uma área rural e a maioria das pessoas que você conhece trabalham na agricultura, você pode usar um drone com câmera especial e recursos de infravermelho para ajudar os fazendeiros.

Não gostou desses 2 setores? Não tem problema, pois as aplicações comerciais para drones são diversas. Confira o nosso artigo “5 maneiras de ganhar dinheiro com seu drone” para descobrir outras opções.

O mercado para drones continua se expandindo o tempo todo, o que significa que mais oportunidades vão surgir também.

Passo 2: Quais são os problemas que você está resolvendo para o seu cliente?

Muitas empresas concentram uma tonelada de tempo e energia em “educar o cliente.” Um grande erro. Seus clientes não querem ser educados, eles querem que os seus problemas sejam resolvidos. A diferença? Ao tentar educar o cliente ele “sente” que está tendo muito trabalho e gastando tempo.  Agora, se você está resolvendo um problema, ele se sente melhor, como se tivesse menos trabalho a fazer.

Então descubra quais são os problemas que seus clientes têm, e seja claro e conciso ao explicar como você vai resolvê-los.

Você está fazendo algo completamente novo? Ou você está fazendo algo mais rápido e mais barato do que tem sido feito até agora? Mostre o seu valor de forma clara, seja em seu site, sua página do LinkedIn, Twitter, Facebook, ou pessoalmente.

Passo 3: Encontre seus clientes e faça um monte de perguntas

Nós já dissemos que a parte da “educação” dá muito trabalho. Mas você deve gastar muito tempo educando-se.

Seja em eventos de drones, fóruns on-line, meet-ups ou, conferências; aprender sobre seus clientes é fundamental. Dependendo de sua área, todas essas são ótimas maneiras de descobrir se a sua base de clientes sabe que eles têm o problema que você identificou no Passo 2. Como eles estão lidando com esse problema agora? Quais as soluções que eles estão usando? Quais são os objetivos deles? As respostas para essas perguntas podem surpreender você.

E no processo de ter essas conversas, há uma chance de você vai construir sua network de contatos e ganhar um cliente.

Passo 4: Fale com seus clientes na língua deles

Se o site da sua empresa é a sua principal forma de marketing, use termos que sejam significativos para seus clientes na sua página inicial. Por exemplo, se você identificou que seus clientes são na sua maioria corretores de imóveis, você pode escolher um cabeçalho para o seu site que diz “Fotografia Aérea de Imóveis em São Paulo” em vez de “Drones em São Paulo”.

Se você pretender manter um blog, você pode usá-lo para mostrar o seu trabalho, mas não se esqueça de se concentrar em resolver os problemas que você sabe que seus clientes têm.

O mesmo conceito se aplica se você vai se encontra com potenciais clientes em eventos de networking, feiras, ou no restaurante local.

Passo 5: Não espere que as pessoas encontrem seu site do nada

Simplesmente colocar um site no ar não é o suficiente para que as pessoas o achem na Internet. Sem divulgação seu negócio não cresce, não conquista e não vende.

Você terá que pesquisar e aprender um pouco sobre Marketing Digital, ou então contratar alguma pessoa para fazer isso.

Na internet tudo acontece de forma instantânea e por isso é preciso buscar formas rápidas de divulgação e conseguir clientes. Felizmente o que não faltam são ferramentas para fazer este marketing como SEO, mídias sociais, links patrocinados, vídeos no YouTube, e e-mail marketing.

Passo 6: Seja profissional

Nós todos sabemos que o marketing de boca a boca pode definir o sucesso de um negócio. Se você é um profissional em todos os passos de seu negócio, seus clientes irão recomendar você para os outros, sem qualquer despesa de sua parte.

Então, o que significa ser um profissional na indústria dos drones? Significa operar com segurança (e mostrando seus clientes que você o faz). Isso significa ter seguro, assim como profissionais de outras indústrias. Isso significa atender às exigências normativas.

Pequenas coisas como essas podem provocar um enorme impacto. Entregar um serviço pronto com antecedência, por exemplo, vai mostrar seus clientes que você os leva a sério.

Você está interessado em uma Apostila completa com todos os passos para você iniciar sua empresa no ramos de Filmagens Aéreas com Drones? Confira o link abaixo:

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  • Eagles X Imagens Aéreas

    Interessante, Sempre o maior esforço será na parte Burocrática.