Análises de Drones

JXD 510G X-Predators FPV – Análise

Quase um ano após o lançamento do popular quadricóptero 509G, a JXD lançou um novo modelo no mercado: o 510G. Na aparência, pelo menos, parece que o 510G demonstra superioridade em relação a seu antecessor. Entretanto, analisando mais a fundo, nota-se que não houve grandes mudanças.

O JXD 510G apresenta-se como uma sútil evolução do 509G. Em outras palavras, é uma modernização do modelo antigo. A JXD escolheu manter tudo o que funcionava bem no modelo 509 e repaginar a aparência. Por exemplo, o sistema de transmissão do 510G é o mesmo que o 509G.

drone-teste-jxd

Assim como no modelo antigo, o 510 apresenta duas versões – uma versão em 5.8GHz FPV (510G) e, uma mais acessível, em WiFi FPV (510W).  Neste post falaremos sobre a versão 510G, que vem com monitor FPV e está disponível na GearBest.

Especificações
Dimensão: 300 x 300 x 96mm
Tamanho diagonal do motor: 227mm
Tamanho do motor: 9mm
Peso: 144g (com bateria e câmera)
Tempo de voo: 6 a 10 minutos
Bateria: 3.7V 600mAh 30C Li Po
Tempo de recarga: 60 – 90 minutos
Raio de alcance: aproximadamente 50m
 Tipo de bateria do transmissor: 4 pilhas AA – 1.5V (não inclusas)

Estilo que impressiona

A aparência do JXD 510G realmente impressiona. A JXD escolheu um estilo que se distanciou do Yuneec Q500 – o estilo escolhido favorece o design que aparenta ser único. O resultado é um corpo com cores verdes vivas, que lembra uma espaçonave futurista dos filmes de ficção científica.

jxd-drone

Enquanto seu antecessor tem uma aparência dócil, o estilo do 510G tem características que são agressivas. Ele parece rápido até quando está parado e não foi uma surpresa ter sido batizado de X-Predator. Embaixo da nova carcaça, porém, o 510 mantém o mesmo design em formato X e o trem de pouso do modelo anterior.

Uma outra notável melhora é o novo modelamento do compartimento da bateria. O 509 tinha um compartimento fraco que foi substituído por um robusto, que indica com um clique quando está bem fechado.

Desempenho de voo

O 510G apresenta várias características de voo semelhantes ao seu antecessor.

jxd-510g-predators-1

O 510 apresenta as características que a maioria dos drones  abaixo de 100 dólares possuem, como controle de altitude, um botão para retorno, câmera HD, flips em 3d e modo headless. Também possui a mesma bateria 3.7V 600mAh que seu antecessor, com um tempo de voo entre 6 a 10 minutos.

Uma boa característica do 510G é o controle de altitude, que é sempre desejado para este tipo de drone. O controle de altitude permite que o drone mantenha a altura desejada. Isso significa que o piloto não precisa ficar se preocupando em controlar a altitude do drone. Aumentar ou diminuir a altitude do 510 é muito simples, bastando puxar o manche para cima ou para baixo. 

O controle de altitude auxilia na pilotagem, tornando o controle de voo mais fácil, mas também tem alguns inconvenientes. Por exemplo, o barômetro do drone pode se confundir um pouco em condições com muito vento.  Isso torna o 510 um pouco agitado e instável.

A propulsão do 510G é bem poderosa, especialmente em clima bom. Em situações de tempo mais agitado, com ventos de até 10km/h, o 510 consegue voar bem, apesar de certa dificuldade.

Graças ao poderoso sistema de propulsão, o 510G pode realizar acrobacias aéreas de maneira suave. Entretanto, em situações de ventos fortes, o drone pode assustar um pouco o piloto pois apresenta certa dificuldade para se recuperar de manobras.

jxd-controle

Outra característica interessante no 510 é o botão de liga/desliga. Apertando este botão, os motores ligarão quando estiverem no chão, girando as hélices na velocidade mínima. Quando o 510G estiver no ar, ao pressionar este botão, o drone irá desacelerar e lentamente irá descer até o solo.

Após aterrissar, os motores irão automaticamente desligar. Você também pode aterrissar o 510G manobrando os manches pelo controle, e uma vez no chão os motores irão se desligar se o controle continuar pressionado para baixo.

O botão de liga/desliga parece uma característica muito interessante, porém vem com um aspecto negativo – é impossível desligar os motores imediatamente. O 510G normalmente demora alguns segundos antes que os motores sejam desligados. Isso pode causar alguns problemas, especialmente quando o drone bate contra uma árvore ou algum outro obstáculo no ar e você não consegue desligar os motores imediatamente para prevenir estragos.

jxd-510-drone

Nestas situações, o motor pode ser parado ativando com uma sequência específica – movimentando a manopla esquerda no sentido inferior esquerdo e a manopla direita (relacionada a altitude) no sentido inferior direito, simultaneamente.

Apesar destes pequenos equívocos, é fácil amar seu 510G. É um ótimo quadricóptero tanto para novatos quando para pilotos experientes, apresentando um bom desempenho de voo.

Câmera

O 510 G tem uma câmera HD 2.0 MP que é idêntica ao 509G. A qualidade da imagem também aparenta ser a mesma. A câmera é acoplada no transmissor 5.8GHz FPV e vem com um cartão de memória de 4GB e um espaço para um cartão micro SD para gravar imagens e vídeos. O ângulo de inclinação da câmera também pode ser ajustado manualmente até 30 graus.

camera-drone-jxd

Também vem no pacote um monitor 5.8GHz FPV com uma tela de 4,5 polegadas, juntamente com um pára-sol dobrável e antena removível. O desempenho do FPV é excelente sem nenhuma latência.

Conclusão

Resumindo, o JXD 510G é essencialmente uma evolução do 509G. Ele vem com uma câmera 5.8GHz FPV, transmissor e desempenho de voo como seu antecessor, porém apresenta corpo e trem de pouso esportivamente redesenhados.

A JXD apresentou um corpo do drone único, agressivamente esportivo que é e definitivamente um apelo para as massas. A aparência do 510G é um ponto forte contra seus rivais, como o recém-lançado Syma X5HW.

Seu antecessor (509G) se tornou popular rapidamente pela aparência, desempenho de voo e durabilidade. Graças à estrutura flexível e ao trem de pouso, o 509G pode tomar algumas pancadas e sobreviver. Com o 510G, a JXD pegou todas as características que todos gostaram do 509G e repaginou para criar uma fantástica nave espacial de velocidade, direto dos filmes de ficção científica.

JXD 510G X-Predators
8 Nota Final
Preço8
Aparência8.5
Qualidade8
Tempo de Voo7.5
Conferir o JXD 510G na GearBest
  • Joãozinho Souza (O Mito Youtub

    Qual é a melhor opção o JXD 510G ou um Syma X5SC?

    • NILSON FREDERICO MAINOTH

      JXD 510G tem luz sim.

  • Rafael Araujo

    Olá, existe bateria compatível com maior duração de tempo de voo?

  • Nilson Frederico

    Olá, tudo bem? Pode me informar se a engrenagem do motor, aquela pequenininha que fica presa no eixo do motor do 510g é a mesma do 509? Um dos meus deu defeito e só acho pra vender dos modelos 509.