Notícias

GoPro que se cuide, a DJI vai lançar uma Action Cam 4K

Hoje a DJI, maior fabricante mundial de drones comerciais, revelou o Osmo, sua câmera autônoma nova que será seu primeiro produto “não-drone” dirigido aos consumidores. O Osmo, que pesa menos de 200g,  é uma câmera 4K montada sobre um estabilizador de mão. Ele é projetado para permitir que os usuários possam filmar com alta e suave qualidade, não importando como eles seguram ou movimentam o aparelho. A câmera de 12 megapixels e o estabilizador Zenmuse X3 são os mesmos que vêm integrados com o DJI Inspire 1.

dji-osmo_h

Construído com um gimbal de três eixos de estabilização e um campo de visão de 94 graus, o Osmo foi projetado para filmar 60 minutos de vídeo 4K sem balançar, ou pode ainda ser utilizado para tirar fotos de alta qualidade. A empresa espera que o Osmo agrade entusiastas de fotografia e videografia.

Quer ou não, o Osmo é um tiro intencional no seu competidor GoPro, que está planejando lançar seu próprio drone no início de 2016. Há pouca dúvida de que o Osmo, que é ideal para filmagem de ação, será visto por alguns como a resposta da DJI à decisão da GoPro de entrar no mercado dos drones.

dji_osmo

A DJI, é claro, construiu seu império com os drones. Como venderam uma quantidade absurda de Phantoms, também acabaram ficando conhecidos por sua câmeras modernas. Porém, até agora as câmeras nunca tinham sido vendidas especificamente para serem usadas ao nível do solo. A empresa diz que o pensamento por trás do Osmo foi trazer sua tecnologia de câmera de volta para a Terra.

Cada vez mais a DJI e GoPro encontraram-se como concorrentes, tanto quanto parceiros. Nos primeiros dias da DJI, muitos de seus clientes montavam câmeras da GoPro em seus drones.

No entanto, a GoPro não deve se preocupar tanto com o Osmo, pois como a própria DJI reconhece, o Osmo não é durável e não pode sobreviver a quedas ou ficar submerso em água. Em outras palavras, não será o equipamento mais recomendado para esquiadores, surfistas e ciclistas de montanha, apesar de que a DJI prevê que pessoas vão utilizar o Osmo para filmar essas atividades.

Enquanto a DJI provavelmente espera que a maioria dos clientes vá comprar o Osmo junto com a câmera, também estará disponível apenas o suporte como um produto autônomo, uma vez que ele é compatível com a linha completa de câmeras Zenmuse que são vendidas com o Inspire. O Osmo começará a ser distribuído dentro de duas semanas.