Notícias

Drone faz mapeamento 3D do Cristo Redentor

Nunca a humanidade foi capaz de produzir uma cópia fiel do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo. Isto é, em grande parte, devido ao fato da escultura estar no topo de uma colina íngreme e com fortes ventanias. Como resolver esse problema? Chame um drone!

Uma empresa chamada Pix4D usou um drone para tirar milhares de fotografias de alta definição do Cristo, que foram então costuradas no modelo 3D mostrado no vídeo abaixo.

Não é a primeira vez que drones têm reproduzido precisamente um objeto em 3D. Em 2013, Pix4D fazia parte de uma equipe que usou toda uma frota de drones para mapear a montanha Matterhorn nos Alpes Suíços. Drones de asa fixa foram lançados a partir do topo da montanha, tirando fotos enquanto desciam. Nos cantos mais apertados no topo do Corcovado, eles preferiram usar um quadricóptero por ser mais manobrável.

A fim de digitalizar totalmente o Cristo, a equipe entrelaçou 2.090 fotografias aéreas para criar um modelo 3D completo. Você pode ler mais sobre o projeto no arquivo PDF detalhado que a Pix4D disponibilizou ao público. Ou você pode passar sua hora de almoço olhando para Jesus de todos os ângulos possíveis: