Drones DJI

DJI Spark: vale a pena comprar esse drone?

Drones pequenos não são novidade. Os quadcopters de “brinquedo” estão no mercado há anos ajudando as crianças (e os pais) a começarem a voar por um preço razoavelmente barato e sem exigir muita habilidade. Agora, um drone pequeno que consegue fazer quase as mesma coisas que um drone grande? Isso é novidade. E isso é o que torna o DJI Spark tão interessante.

Design e Recursos

A primeira coisa que você vai reparar no Spark é seu tamanho. É pequeno. É tão pequeno que faz com que o Mavic Pro pareça um drone gigante. Com apenas 300 gramas, é um dos drones mais leves da atualidade.

Spark na esquerda e Mavic Pro na direita

De modo geral, o Spark possui todos os recursos que o Mavic Pro tem, só que ligeiramente inferiores. Com uma velocidade máxima de 50 km/h, o Spark não é tão rápido quanto os 65 km/h do Mavic Pro. Com uma distância de transmissão máxima de 1,6 km, o Spark não pode voar tão longe quanto o Mavic Pro, que tem um alcance de 6,9 km.

Com uma bateria menor que a do Mavic Pro, o Spark não pode voar tanto tempo. Você terá 16 minutos de voo com uma única carga. Já a bateria do Mavic Pro dura 27 minutos. A câmera 1080p e o gimbal do Spark não são tão bons quanto os do Mavic Pro também.

No entanto, como o Mavic Pro e o Phantom 4, o DJI Spark possui tecnologia de prevenção de obstáculos e sensores extras que permitem modos de voo inteligentes, como o Tap Fly, Active Track e Gestures. Esse último é onde o Spark realmente se destaca. Graças a um sensor de infravermelho na frente da aeronave, você pode controlar o Spark com a palma da mão. Muitas pessoas estão chamando isso de “Modo Jedi”, e é bem legal (quando funciona).

Outro ponto interessante do Spark é seu preço: US $ 500. Ele não só é o menor drone DJI já feito, mas também o mais barato. Só que tem uma “pegadinha” aí: esse preço de não inclui o custo do controle remoto, e você definitivamente vai querer pilotar o Spark com um controle.

Controle

Para obter um controle, você tem que comprar o Spark Fly More Combo por $700. O combo vem com muitas outras coisas que você definitivamente vai querer, como protetores de hélice, hélices extras e uma bateria extra.

No entanto, vale lembrar que você não precisa do controle para voar o Spark. Você pode voar com as mãos, ou pode usar um smartphone ou um tablet. É ótimo para os iniciantes, mas essa experiência pode não ser ideal para pilotos experientes que adoram a sensação tátil de um controle remoto.

Pense no Spark como um drone pessoal. Tudo nele é projetado para fazer você se sentir seguro e no controle. Você pode pilotar o Spark com suas mãos e tirar selfies fazendo uma moldura com seus dedos. Pode levar o Spark em uma mochila e viajar. Pode decolar da palma da sua mão, rastrear você e seu amigo, tirar uma foto e depois pousar de volta na mão. E realmente funciona.

Mas o controle por gesto está longe de ser perfeito. Você realmente precisa aprender os diferentes gestos e treinar um pouco para fazê-los funcionar da forma correta. E ainda assim, você estará bem limitado no que realmente pode fazer. Basicamente, o Spark vai tirar uma foto sua e voará a poucos metros da palma da mão. É, na melhor das hipóteses, uma manobra legal de exibir para os amigos.

A câmera é boa o suficiente?

A resposta curta é um grande sim, só que ela filma em 1080p, e não em 4K. Mas você realmente precisa de 4K? É ótimo ter 4K, mas ter mais pixels não faz grande diferença. O Spark é o primeiro pequeno drone em sua faixa de preço que possui estabilização mecânica de imagem. Existem alguns drones semelhantes ao Spark que filmam em 4K, mas produzem imagens instáveis ​​e apenas estabilizam a filmagem “digitalmente”.

Você deve comprar o Spark?

Antes de gastar seu dinheiro, pense no seu objetivo. Você é um iniciante, procurando obter um primeiro drone que funcione de forma confiável e seja versátil? O Spark é uma ótima escolha. Você é proprietário de um Phantom de longa data, procurando por algo mais portátil? O Spark é uma boa escolha, mas por mais $300, o Mavic Pro é melhor. Você é um diretor de fotografia aérea que espera obter filmagens profissionais? Então você nem deveria estar lendo isso agora, e sim juntando $5,000 para comprar o DJI Matrice.

Esta é outra maneira de dizer que, com a adição do Spark, a DJI passa a vender um drone para cada nível de experiência. E, de forma bastante impressionante, o Spark de US $ 500 é um drone suficiente para a maioria das pessoas. Não importa o quão bom piloto você é, o Spark é realmente divertido de voar.

E pode melhorar ainda com o passar do tempo, graças a futuras atualizações de firmware e melhorias no controle por gestos. O Spark é um vislumbre mágico de um futuro emocionante dos drones, aeronaves que são menores do que pensávamos e que podem fazer coisas inimagináveis.

Conferir o DJI Spark na Banggood Conferir o DJI Spark na GearBest
  • Marcelo Braga

    Eu ainda quero comprar o meu, em breve, estou aguardando acabar o lançamento pra ver se baixa mais um pouquinho o preço, tenho um advanced e amo ele também…