Drones DJI

DJI Phantom: diferenças entre o Phantom 4 e 3

Não é nenhuma novidade que o DJI Phantom 4 causou um alvoroço no mundo dos drones com sua tecnologia e desempenho extraordinários.

Mas muitos donos de Phantoms 3 estão se perguntando: quanto melhor é o Phantom 4 comparado com o Phantom 3?

Então neste artigo demonstraremos as principais diferenças entre o Phantom 4 e o Phantom 3 Professional, que é a melhor versão da série 3.

Desvio de obstáculos

A primeira e mais importante diferença entre esses dois modelos é o desvio de obstáculos. O Phantom 3 tem duas câmeras. Ele tem uma câmara de vídeo e uma que faz a estabilização do drone.

Com o Phantom 4, eles adicionaram mais três câmeras para uma melhor estabilização e desvio de obstáculos. Este é um ótimo recurso para os pilotos novatos que estão preocupados em bater no seu primeiro voo, pois impede que o drone voe perto demais de objetos.

phantom3-phantom4

Phantom 3 na esquerda e Phantom 4 na direita

Velocidade e Agilidade

A segunda característica distintiva do Phantom 4 é o novo modo esportivo. Neste modo o drone desativa o desvio de obstáculos e aumenta a velocidade máxima para 72 km/h (cerca de 16 km/h mais rápido que o Phantom 3 Professional).

Embora os motores e hélices fiquem visíveis nas filmagens desse modo de voo, é um ótimo recurso para filmar o que está abaixo de você em altas velocidades.

p4-sport-mode

Filmagem em modo sport, repare nas hélices

Vida útil da bateria

Com o Phantom 4 você tem mais 25% de tempo de voo. Isso pode não parecer uma grande diferença, mas na hora de voar em campos extensos, cada minuto extra vai contar.

A nova bateria também tem mais pinos de conexão para que o Phantom 4 e o carregador possam monitorar a bateria com mais precisão.

Rastreamento

Com o Phantom 3, quase todas as filmagens são feitas movendo manualmente os sticks do controle. Isto é algo que pode ser difícil para os pilotos novos, especialmente se você deseja filmar um objeto em movimento, sem fazer quaisquer movimentos bruscos.

Com o Phantom 4, há 2 novos recursos chamados Active Track e Tap Flight. Com o Active Track, você pode selecionar o objeto que você está tentando filmar e o drone vai automaticamente começar a segui-lo.

phantom4-activetrack

Active Track: basta selecionar o que você quer seguir

Isto é diferente do Follow Me embutido no Phantom 3 pois esse novo recurso usa algoritmos de aprendizado para rastrear objetos visualmente, em vez de apenas seguir um sinal de GPS do seu smartphone.

Tap Flight é outro recurso destinado a iniciantes. Ele lhe permite voar sem dificuldades para locais diferentes apenas tocando onde você quer ir na tela.

Setup mais rápido

Preparar o Phantom 3 Professional para voar sempre foi um processo indolor, mas às vezes o procedimento podia demorar ao ter que parafusar cada hélice nos motores.

É por isso que o Phantom 4 tem hélices que desmontam de forma rápida. Com as novas hélices, você pode montar elas dentro de 10 segundos e nunca se preocupar se não apertou o suficiente.

Gimbal e Câmera

A câmera do Phantom 4 tem uma lente nova que reduz a distorção (o famoso efeito olho de peixe) e aumenta a nitidez.

phantom3-camera-phantom4

Câmera do Phantom 4 na direita

Ainda vale a pena comprar um Phantom 3 Professional?

A grande vantagem em comprar o Phantom 3 Professional em vez do Phantom 4 é o preço. No momento, o Phantom 4 custa cerca de R$ 2.000 mais do que o Phantom 3 Professional.

Conferir o DJI Phantom 3 na GearBest Conferir o DJI Phantom 4 na GearBest