Análises de Drones

Cheerson CX-10 mini drone – Análise

Quando você olha para o Cheerson CX-10 pela primeira vez, ele parece ser um brinquedinho que vem de brinde numa caixa de cereal. Ninguém arriscaria afirmar que ele consegue levantar do chão, e muito menos voar por aí. Bom, as aparências enganam.

O Cheerson CX-10 é ridiculamente pequeno. Até 2014, ele era o menor quadricóptero do mundo. Vamos dar uma olhada nas características dele:

Dentro da caixa
 Cheerson CX-10
Controle Remoto 2,4 GHz
Cabo de alimentação USB
1 conjunto adicional de Hélices
Manual de instruções

Especificações
Peso: 29g
Dimensões: 4cm x 4cm x 2cm
Tempo de voo: 5-7 minutos
Alcance: 25 metros
 Recarga: 30-40 minutos

Controle Remoto

O controle do CX-10 é pequeno, assim como o próprio quadcopter. Ele tem duas alavancas e dois botões. Assim como nos controles de videogame, as alavancas podem ser pressionadas para ativar uma função, que nesse caso servem para mudar as configurações de velocidade e fazer um looping.

SKU13844504

Já os botões servem apenas para calibração, você só vai ter que usá-los caso o drone esteja “puxando” para algum lado. É um controle razoável, o único porém é que ele pode não ter uma pegada agradável para quem tem mãos grandes.

Voando com o CX-10

Para o seu tamanho, o Cheerson CX10 é surpreendentemente potente. Os pequenos motores giram a uma velocidade fantástica e fazem um barulho agressivo. O CX-10 é um pequeno e furioso drone.

gato-cx-1o

Cuidado! Gatos odeiam o CX-10

Se esta é sua primeira vez pilotando um quadricóptero, você provavelmente vai achar o CX10 um pouquinho complicado de voar, ainda que ele tenha os controles admiravelmente precisos. Mas não se preocupe, até o seu segundo voo você vai se acostumar com a forma como ele voa.

Nós recomendamos que você comece seu aprendizado num lugar amplo, senão você pode acabar batendo em paredes, móveis ou até mesmo no seu cachorro. Por que ter esse cuidado? você vai entender logo abaixo.

Durabilidade

cx-10-prop-guards

O Cheerson CX-10 é frágil. O “corpo” dele pode levar algumas pancadas, mas quando você bate, as hélices entortam muito, muito, facilmente. Isso pode virar um inferno pois o drone começa a voar torto e você não sabe qual é a hélice que está com problema.

Nós tivemos que substituir o par de hélices pelas reservas que vem junto durante nosso teste. Definitivamente recomendamos que você compre prop guards e algumas hélices de reposição quando você encomendar este quad.

Bateria

O Cheerson CX-10 tem uma bateria de Li-Po 100mAh. A Cheerson afirma que o CX-10 consegue chegar até 8min de voo, mas achamos isso bem improvável. No geral, você terá 6-7 minutos de voo, lembrando que acrobacias drenam a bateria mais rápido.

cx-10-usb-carregador

Um ponto negativo é que a bateria é selada no CX-10. Isso significa que não adianta comprar várias baterias e simplesmente trocar e continuar voando, como nos outros drones. Acabou a bateria? Vai ter que esperar a recarga, que dura cerca de 30 minutos, conectando o CX-10 ao seu computador via USB.

Você pode estar se perguntando “Por que a Cheerson trancaria a bateria?”

Nós também não sabemos. A explicação mais plausível é que eles fizeram isso para nos forçar a esperar os motores esfriarem. Faz sentido né?

Cheerson CX-10A

Após o sucesso do CX-10 a Cheerson decidiu lançar uma nova versão, incluindo a função headless mode. O modo “headless” é um recurso que permite que você aponte a alavanca e o drone siga essa exata direção; independente da orientação da “cabeça” do drone. Portanto, ideal para iniciantes.
cheerson-cx-10aNa práctica, uma vez que nenhum chip de bússola é usado, o modo headless nesse caso é o chamado “course-lock” (uma simples solução de software). Além disso, a bateria leva menos tempo para carregar nessa versão.

Conclusão

O CX-10 é destinado para aqueles que querem algo super barato e super pequeno para voar ao redor da sala de estar, ou no quintal de casa. Depois que você pega o jeito fica muito legal usar objetos na sua casa como obstáculos, tentar pousar em cima da mesa do computador, passar pela janela e etc.  O Cheerson CX10 é certamente uma ótima compra tanto para iniciantes como para pilotos experientes.

Cheerson CX-10 mini drone
7.8 Nota Final
Preço10
Aparência8.5
Qualidade7.5
Tempo de Voo5
Conferir preço do CX-10Conferir preço do CX-10A
  • Jhonny

    não acredito que esse troço voa

  • Alberto Elias Do Amaral Junior

    Qual a diferença do CX-10 para o CX-10A?

    • DackSavo

      O CX-10A tem headless mode