DJI Phantom

A História do DJI Phantom

O que é um Phantom e qual é a diferença entre todos os modelos?

O Phantom é um drone desenvolvido pela DJI. Você provavelmente já sabia disso, mas o que você não sabia é que o Phantom já existe desde o início de 2013.

DJI Phantom 1

O Phantom (também conhecido como o Phantom 1) foi o primeiro drone da DJI projetado especificamente para os consumidores. Foi um multirotor que a maioria das pessoas podia encomendar online, ler o manual, e voar sem muitos problemas.

Sendo um das primeiros drones RTF (ready-to-fly) que utilizava GPS, era relativamente fácil voar em comparação com outros drones da época, mas ele ainda tinha alguns problemas graves. A bateria não durava nem 10 minutos, imagens de vídeo ficavam trêmulas e parecia que você estava caindo do céu, o GPS não era sempre confiável e qualquer entusiasta que já estava nesse hobby iria rir da sua cara se você lhe dissesse que tinha um Phantom.

dji-phantom-1-vs-dji-phantom-2

DJI Phantom 2

Menos de um ano após o Phantom 1 sair, a DJI lançou o Phantom 2. Foi uma grande mudança em comparação com o Phantom 1, consertando quase todos os problemas do modelo anterior. O tempo de voo evoluiu para cerca de 20 minutos sem carregar uma câmera, tinha um gimbal opcional para obter imagens estabilizadas de vídeo, mas a maior melhoria foi a facilidade de usar o drone.

Aqui estão alguns dos motivos que fizeram o Phantom 2 tornar-se o drone mais popular de 2014.

A bateria era completamente diferente do Phantom 1. Não havia mais um monte de fios coloridos saindo dela, você não precisa mais se preocupar com a leitura de um manual apenas para carregá-la, e ela simplesmente deslizava no Phantom 2 como uma bateria de iPhone.

O Software foi outra grande melhoria. Uma das características mais legais do Phantom 2 quando ele saiu foi um recurso chamado controle de orientação inteligente (ou COI). O COI era uma característica que fez o Phantom 2 ridiculamente simples de voar. Basicamente, qualquer direção que você empurrava as alavancas  no controlador, ele ia lá, independentemente de qual direção o Phantom estava olhando. Uma grande quantidade de recursos de segurança também foram adicionados, como a avaliação de voo e tempo restante, onde o Phantom 2 voltaria automaticamente para casa com base em um cálculo que analisava o quão longe você estava de casa e quanto de bateria você ainda tinha. Para ver as diferenças entre o Phantom 1 e 2 com mais detalhes visite esse post

Muitas das melhorias do Phantom 2 foram mais tarde utilizadas por outros fabricantes de drones, mas isso não impediu o Phantom 2 de tornar-se o drone mais popular do mundo. O Phantom apareceu em comerciais, programas de tv, corridas e outros eventos esportivos, cavernas de gelo, sets de filmagem, no gramado da Casa Branca e em qualquer outro lugar que você pode imaginar.

Outras versões do Phantom 2 ?

Havia algumas versões diferentes do Phantom 2 disponíveis–o Phantom 2, Phantom 2 Vision e o Phantom 2 Vision Plus. O Phantom 2 foi o modelo básico. Ele não veio com uma câmera ou algo extravagante, apenas o drone e um gimbal opcional. O Phantom 2 Vision veio com uma câmera integrada de 1080p e podia ser controlado por um smartphone, mas não tinha um gimbal, por isso não era muito útil para vídeo. O Phantom 2 Vision Plus era uma versão mais recente do Phantom 2 Vision que disponibilizou um gimbal de 3 eixos, mas a qualidade do vídeo ainda não era tão boa como a de uma GoPro hero 4.

dji-phantom3

DJI Phantom 3

O Phantom 3 é o resultado do que a DJI  aprendeu com a série Phantom e o Inspire 1 para fazer algo que realmente funciona majestosamente.

Do lado de fora, o design do Phantom 3 não parece muito diferente do Phantom 2 Vision Plus, mas ele foi completamente redesenhado no interior com uma bateria maior, pequenos ventiladores e uma grande placa-mãe que contém a maior parte da eletrônica (incluindo os controladores de velocidade do motor).

Há dois modelos de Phantom 3, mas a única diferença entre eles é que o Phantom 3 Professional pode gravar em 4K, enquanto o Advanced “só” vai até 1080p. Parece que a DJI não vai mais fazer Phantoms sem câmeras integradas, por isso, se você quer apenas algo para voar sem uma câmera, a melhor opção seria comprar o Phantom 2, ou talvez um 3DR Solo. Lançado em 2013, o Phantom já percorreu um longo caminho, mas a DJI não pretende parar por aí.

Vendo como o Phantom 3 está vendendo ainda mais do que o Phantom 2 (a DJI pretende se tornar uma empresa bilionária), não há nenhuma dúvida de que ainda vamos ver alguns Phantoms bem interessantes no futuro.

Conferir o DJI Phantom 3 na GearBest Conferir o DJI Phantom 4 na GearBest