Negócios

6 ótimas ideias de pequenos negócios com drones

Nos últimos anos, o uso dos drones surgiu como uma grande novidade em vários setores da indústria, tanto que diversos empreendimentos estão tentando usar drones em seus negócios para reduzir custos.

Os drones estão ganhando grande popularidade no mundo todo e com toda essa empolgação é uma questão de tempo até que os céus fiquem cheios desses aparelhos.

Além de usos comerciais, os drones também são utilizados em inúmeras aplicações para os consumidores comuns.

A seguir serão apresentadas seis ótimas ideias para pequenos empreendimentos usando drones:

1. Uso na publicidade

O uso dos drones para publicidade ainda está engatinhando, porém possui grande potencial na divulgação, principalmente na propaganda local.

Os drones podem voar com faixas publicitárias ou com presentes promocionais e/ou amostras grátis para promover estes produtos sem gastar uma grande quantia de dinheiro. Para isso, a empresa apenas precisa de um drone e um funcionário treinado para operar o drone manualmente ou para programá-lo.

Além disso, o drone pode ser equipado com alto-falantes para divulgar músicas e mensagens publicitárias, sendo uma maneira inovadora e diferente das tradicionais propagandas de rádio que se tornaram obsoletas e desinteressantes. A divulgação por drone é moderna e divertida, além de estimular a curiosidade dos possíveis clientes.

2. Ações esportivas

Atualmente uma das principais ações no ramo esportivo (clubes e associações esportivas) é se aproximar dos fãs, e com o uso dos drones isso se torna bem mais fácil. Através de câmeras de alta qualidade os drones podem fazer e transmitir em tempo real o evento esportivo para televisão.

Uma grande vantagem em relação à filmagem convencional, é que o drone pode filmar uma jogada acontecendo com grande proximidade. Se você é um grande fã de esporte, provavelmente já imaginou estar exatamente no local em que as jogadas estão acontecendo e com os drones é possível captar fotos e vídeos destas jogadas em ângulos perfeitos.

3. Reportagens

No passado os repórteres não podiam acessar alguns lugares para fazer reportagens, porque alguns locais eram restritos por inúmeros motivos.

Entretanto, com os drones todos os locais abertos são possíveis de serem visualizados e transmitidos, pois estes equipamentos vão a lugares que os repórteres não têm acesso ou locais perigosos.
Além disso, em missões de resgate os drones podem ser enviados para locais perigosos a fim de gravá-los, auxiliando na busca.

4. Inspecionamento aéreo

Uma das mais avançadas técnicas de inspecionamento aéreo de terreno é popularmente conhecida pelo nome “drone”. Uma vez programado, a drone pode fazer uma pesquisa ativa no terreno e transmitir toda a informação. O drone consegue coletar vários tipos de dados em uma volta rápida.

A grande vantagem é que as informações são coletadas sem grandes dificuldades. Os sensores podem oferecer imagens de boa resolução do terreno. Caso precise de dados com maiores resoluções, é só realizar um sobrevoo em uma altitude menor para capturar imagens de melhor qualidade.

5. Inspecionar Infraestrutura

A inspeção periódica de obras de infraestrutura é necessária por motivos de segurança. Assim, empresas que operam com gasodutos e linhas elétricas podem decidir entre uma equipe para inspecionar uma obra ou utilizar drones para esta função.

A grande vantagem dos drones é que estes podem chegar mais próximo dos locais, mesmo se houver algum vazamento com riscos de explosão. Além disso, em alguns casos o acesso humano ao local pode ser perigoso e a visão pode ser obstruída, nestes casos os drones são mais indicados.

6. Fotos e vídeos aéreos de eventos

Drones podem fazer imagens de tirar o fôlego! Apesar de ser predominantemente utilizado para tirar fotos de paisagem, o uso dos drones em eventos está crescendo, principalmente em cerimônias de casamento.

A perspectiva aérea apresenta uma beleza de um casamento que a fotografia convencional não consegue capturar.

Nesses casos tudo o que você precisa é um drone e uma câmera, entretanto você precisar ter experiência no comando do aparelho, porque podem ocorrer alguns acidentes, principalmente em ambientes fechados, e dependendo do modelo o drone fazer muito barulho, atrapalhando um pouco a experiência do evento.

Conclusão

Com a regulamentação dos órgãos responsáveis e com as devidas autorizações, o uso dos drone praticamente não possui fatores negativos. Você pode inovar nos seus negócios através de ideias criativas e lucrativas com o uso dos drones.

Apostila - Como montar uma empresa de Filmagens Aéreas com Drones