Guias de Compra

5 Cuidados na hora de comprar seu Drone

Comprar um drone no Brasil não é tarefa fácil. Como é uma tecnologia recente é difícil saber quais lojas são confiáveis e quais são apenas empresas entrando nessa onda para ter um lucro rápido. É por isso que elaboramos essas 5 dicas rápidas para você não cair em uma furada.

1) Procure saber mais sobre a loja que vai comprar

As lojas mais conhecidas como Submarimo, Ricardo Eletro, Americanas, não estão vendendo os modelos DJI Phantom no momento . Se você quiser um DJI phantom ou Syma X5C por exemplo, vai ter que procurar uma loja especializada ou importar você mesmo dos EUA ou China. *Update: Algumas lojas como a Submarino já estão vendendo drones da DJI.

Se escolher comprar em uma loja aqui no Brasil se certifique que é uma empresa real com CNPJ, que vai te dar nota fiscal e garantia. Busque o nome da empresa no Reclame Aqui e dê uma olhada na FanPage deles, veja o que os clientes estão falando.

2) Preferência para Pronta Entrega

Uma empresa séria e especializada (ou pelo menos com foco) em drones deve ter seus modelos, peças e equipamentos em estoque. Vale a pena você entrar em contato para ter certeza que eles vão te enviar assim que você efetuar o pagamento. O que está acontecendo muito no momento é que vendedores em sites do tipo Mercado Livre, apenas atuam como “ponte” entre os o fornecedor e o comprador, fazendo vendas sem ter estoque algum.

Não quer dizer que tais vendedores não sejam confiáveis, mas se você pretende comprar com alguns deles, saiba que o produto vai demorar bastante tempo para chegar e corre o risco de ser tributado em 60%. Quem vai pagar nesse caso, você ou o vendedor? Procure saber isso antes.

3) Veja a reputação do vendedor no Mercado Livre

Se você vai comprar no Mercado Livre certifique-se de ver as qualificações do vendedor. Veja principalmente as negativas, pois essas vão te informar o que está acontecendo de errado. Nós recomendamos apenas comprar com vendedores de no mínimo 99% de reputação.

mercado-livre

Mercado Livre: Cuidado redobrado

4) Tenha uma reserva para comprar peças extras

Não adianta comprar um DJI Phantom 2 de última geração e não ter dinheiro para comprar peças se quebrar algo. Há relatos de pessoas que bateram seus DJI Phantom no primeiro voo, por falta de atenção mesmo. Lembra do cara que se jogou no lago pra salvar seu drone? A verdade é que eventualmente você vai bater, então tenha um plano de manutenção.

Você vai consertar ele você mesmo ou vai pagar para uma loja especializada? Lembre-se que a loja não vai cobrir danos provocados pelo piloto, então cuidado.

5) Comprar na China por conta própria é uma opção

Você pode comprar por conta própria da China e economizar. Basta ter alguns cuidados e seguir algumas dicas básicas que escrevemos nesse post.

  • Yxuru

    Daora o blog! Tirou minhas dúvidas!

  • Raphael Santos

    Já existe uma resolução da ANAC/ANATEL que regulamente o uso de drones? No aguardo do guia de compra na AliExpress!

    • Sérgio Guedes

      Boa pergunta, estou querendo saber tbm!

    • Gustavo Dias

      A ANAC deve fazer isso esse ano ainda, era pra ja ter saido em 2014…

    • Albano Leo Ehrenbrink
      • Jair Santos

        Interessante. Já ta valendo ?

        • Albano Leo Ehrenbrink

          Esta resolução ainda esta sendo revista (o cabeçalho da resolução esta sem data de publicação). As contribuições da sociedade sobre esta norma foram aceitas até as 18hs do dia 02 de Novembro de 2015 e estão agora na fase de análise. Acredito que esta resolução seja publicada nos primeiros meses de 2016.

          Dito que é um documento preliminar, acho interessante ver que todos os VANTs tratados no DroneCentral estão na categoria 3 (abaixo de 25kg) e estes só poderão operar até 200 pés (61 metros) de altura, ou seja, um prédio de 20 andares.

          Também precisaremos ter seguro, e achei muito interessante a nota 3 no final da página 5 onde afirma que devemos manter uma distância de de 30 metros de qualquer cidadão ou uma barreira física e que a ANAC não garante nível de risco mínimo caso isto não seja cumprido, sendo de total responsabilidade do proprietário.

          • Jair Santos

            Me parecem regras razoáveis, menos essa parte do seguro. Não tenho certeza, mas li em algum lugar que o FAA nos EUA colocou essa obrigatoriedade do seguro apenas para quem usa drones com fins comerciais.

  • Alexandre Ribeiro

    Quero comprar um drone pensei em comprar um wltoys v262, será que ele é bom, ou qual outro do mesmo caminhão e faixa de
    preço poderia comprar? Obrigado

    • DackSavo

      Olá, é bom sim, fácil de pilotar e resistente. Dê uma olhada no Hubsan X4 H107C, JJRC H5C e Syma X8C que também estão nessa faixa de preço.

  • Alexandre Ribeiro

    Amigo estava pesquisando melhor sobre os drone e seus valores receptivos, e fiquei na duvida em esses modelos:

    Mjx X101
    Syma X8w
    Ml2122 Fq777
    Wltoys v333

    Oque mais me chamou a atenção foi o Mjx X101, achei ele muito lindo, e vi videos dele com pessoal fazendo o voo de numero 49 e sem trocar nem um motor.

    Oque vc acha qual desses devo comparar, vi que esse são bem melhores que o V262.

    Abraços e muito obrigado

    • DackSavo

      Olá, esse não conheço, mas sei que o Syma x8w é muito bem avaliado. Uma boa idéia é você procurar esses drones no Youtube, pra ver eles voando 🙂

    • Vento mundano!

      Tchê!!!pesquisa melhor esses modelos são usados para profissionais da area apenas para treinamento. Sim! são os “paus para toda obra levando porrada do chão” para treinar antes do trabalho oficial e final! E , outra te profissionalisa em pilotagem, e dimensiona teus trabalhos. Do que adianta comprar um Phatom 3 por R$ 4500 e fazer trabalho de “tudologo” filmando casamento!. abraço

  • chrystian vilhena

    cara eu to pensando em compra um syma x8w no site banggood , porem estou com muito de medo de compra um drone desse tamanho e ser taxado na alfádega , tenho um syma x13 e compre no mesmo site paguei 95 reais na época e fui taxado em 47,99 nos correis, por conta disse não sei se compro um drone desse porte. oque você pode me indicar?

    • DackSavo

      Olá, é quase certo que vai ser taxado. O que você tem que fazer é calcular se vale a pena, comparando com o preço daqui. Veja o post “onde comprar drones na china” que estão detalhados os impostos.

      • Vento mundano!

        Não só o taxamento é a chave da questão! Neste primeiro semestre de 2016 é a ANATEL e o centro da questão, O coadjuvante é a RFB que tem retido discricionariamente por precaução ao bom andamento das telecomunicações nacionais. A preocupação não é o imposto mas sim apresentar os documentos de homologação da ANATEL ” certinhos e redondos” na RFB aí o serviço aduaneiro libera tranquilamente.

        • bubbles

          Eu Estava pensando em comprar um da china. Mas com a alta do Dollar e mais a carga tributaria aqui..fica osso. O que vc pode me dizer sobre essa questão da homologação da anatel e tudo mais..se eu compra um drone ele vai ficar retido, com perigo q não receber ele?

  • Jhadher

    Boa tarde gostaria de comprar o drone ZANO mais não acho sabe me dizer onde consigo?

  • ̶B̶e̶t̶o̶ ̶B̶a̶c̶e̶l̶a̶r̶

    Estou interessado em comprar um drone, alguém pode me indicar um bom e barato, e só lembrando que sou amador.
    Obrigado

    • DOUGLAS

      MJX X101, VALE A PENA! OTIMO CUSTO BENEFICIO E É LINDO.